Criatec Santa Rosa completa 10 anos de história buscando a criação de novos negócios e inovações

15/06/2020

Localizada no Campus da Unijuí em Santa Rosa, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - CRIATEC, completou, no dia 14 de junho deste ano, 10 anos de história na cidade. O grande objetivo do trabalho é fomentar ações e apoiar a formação e principalmente a consolidação de novas empresas, mirando nos setores tecnologicamente inovadores e capazes de promover o desenvolvimento da região, aumentando a renda e criando novas oportunidades de trabalho.

Nesses 10 anos já foram atendidos e acompanhados 31 projetos de negócios, com cinco empresas graduadas - Agroworks, Divtec, Gorila, Elede e Simbiozy. Atualmente estão incubadas outras seis empresas, sendo elas: Hex, Inventus, Químea, Aero, Solti e Avansee e mais duas em fase de pré-incubação - Ideal Engenharia e ImpacTech. Por fim, outros dois negócios estão instalados no Polo de Modernização Tecnológica, a Bel Vedere e a Serttec, que também recebem assessoria da Universidade.

Segundo Lucas Escher, analista de negócios e coordenador da Incubadora Santa Rosa, todas as empresas somadas, neste tempo, já atingiram um faturamento de R$ 5.391.244,99. Atualmente são gerados 16 empregos diretos pelas empresas incubadas e pré-incubadas, mais 3 estagiários remunerados. Já com relação às graduadas, são 23 empregos diretos gerados e mais seis 6 empregos diretos pelas empresas no Polo da Criatec. Ainda de acordo com ele, já foram realizadas mais de 800 horas de consultorias, treinamentos e mentorias para as empresas incubadas. Também foram captados, via editais de fomento à inovação e de apoio a startups, a soma de R$ 687.000,00. Além dos investimentos de fundos privados investidos diretamente nas startups.

Para Lucas Escher “nesses 10 anos da Incubadora, muitas pessoas participaram e continuam contribuindo nesse ambiente de inovação, que é uma das referências no Estado. Com persistência e um trabalho sério e comprometido, conseguimos alcançar grandes resultados, promovendo desenvolvimento para a região na área do empreendedorismo voltado a inovação e tecnologia, valorizando talentos existentes e agregando valor aos novos negócios. Ainda temos muito a fazer e aprimorar, mas com certeza somos referência e espelho para outras incubadoras e ambientes de empreendedorismo”, salienta. 

O Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, considera que  “a incubadora Criatec da Unijuí é um ambiente que impulsiona idéias inovadoras e oportuniza a criação de novas startups de negócios”, complementa.

Estrutura

A Criatec proporciona um ambiente de interação e conexão entre as startups, em espaço localizado no 3° andar do bloco A do Campus Santa Rosa, oferece 10 salas privadas e individualizadas para as empresas incubadas, sala de reunião e secretaria, espaço coworking, auditório de palestras e treinamentos e um Fab Lab (Laboratório de Prototipagem e Testes). Além desses espaços, os empreendedores têm a possibilidade de uso dos demais laboratórios e espaços compartilhados do campus.

Uma das últimas novidades e projetos da Criatec Santa Rosa é o uso da área  do antigo Polo de Modernização Tecnológica de Santa Rosa (PMT), transformando em um espaço de incubação externa, onde já se encontram em fase de instalação as 2 primeiras empresas ocupando respectivamente os prédios 01 e 02. Essas empresas receberão apoio, acompanhamento e mentorias da incubadora para o desenvolvimento e ampliação dos seus negócios. A expectativa é de que o local possa se tornar um centro de empreendimentos de base criativa e sustentável com desenvolvimento de pesquisas e interação com a Universidade.

Impacto social

São vários projetos em que as startups e a incubadora participam e se envolvem com a comunidade, desde ações sociais em entidades beneficentes, programas com a associação comercial e industrial, Agência de Desenvolvimento, programas de incentivo ao empreendedorismo e criatividade nas escolas, até a geração de oportunidades de emprego e renda para a região. Recentemente, com a chegada da covid-19, empreendedores das startups se envolveram com produção de equipamentos de EPI’s para a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), como máscaras descartáveis, protetores faciais (Face Shield) e o desenvolvimento em parceria com outras empresas privadas em um ventilador mecânico.