Criatec oferece espaço de coworking para incubadas

26/07/2018

Em um mundo globalizado onde tudo vem mudando, a forma de trabalhar também ganha novas possibilidades. O termo coworking, nada mais é do que a união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de ideias e experiências. O modelo de trabalho tem agradado cada vez mais os empreendedores brasileiros que buscam aprender com profissionais de áreas diferentes em um mesmo ambiente.

A história do coworking começou em 2005, em São Francisco, com Bred Neuberg. Porém, o termo já existia em 1999, criado por Bernie, um design de games, que utilizava a expressão: “extensão do trabalho no ambiente online”. Para dar um melhor significado, Neuberg herdou o termo para espaço físico colaborativo, onde a ideia era abrir espaço para pessoas que precisavam de um lugar para trabalhar e compartilhar experiências. Atualmente, nota-se que o conceito cresce sucessivamente no Brasil e no mundo.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), recentemente aderiu a essa ideia e proporciona a suas incubadas e comunidade acadêmica a utilização de um espaço de coworking. Com uma visão inovadora, oferece o espaço de trabalho como uma forma de aproximar empreendedores de diversas áreas, com o intuito de inspirar novas ideias para além do papel.

Para a sócia proprietária da empresa Infinitum TI, Ana Carolina Prante, o espaço de coworking que a Criatec oferece apresenta vantagens para o empreendedor. “No espaço de coworking utilizamos os computadores que têm uma capacidade muito boa, principalmente para o desenvolvimento de sistemas, como é o nosso caso. A troca de experiências com outras empresas também é muito boa, pois podemos compartilhar conhecimentos e experiências (boas e ruins) que contribuam para os nossos negócios. Os custos que temos comparado ao aluguel de uma sala comercial e compra de equipamentos também auxilia muito no desenvolvimento de projetos. A troca de experiência também ajuda, até com indicações de outras empresas para novos clientes”, explica Prante.

            Neste novo espaço da Incubadora encontra-se uma estrutura bem planejada e pensada para quem deseja trabalhar como autônomo ou com um grupo de empreendedores. Além de consultorias, a incubadora dispõe de equipamentos inovadores como impressora 3D, computadores de alta resolução, softwares utilizados para a criação, máquina de corte a lazer, policorte, lixadeira, produção de protótipos e sala de reuniões e treinamento. O ambiente possibilita aumentar o networking, uma vez que recebe pessoas de diferentes níveis e ramos, elevando a produtividade e criando, de maneira econômica, um espaço de conhecimento.          

            Para utilizar o espaço de coworking é necessário agendar um horário pelo e-mail criatec@unijui.edu.br ou pelo telefone: (55) 3332-0212.    

Por Daniella Koslowski, acadêmica de Jornalismo.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'mosquitto.so' (tried: /usr/lib/php/20180731/mosquitto.so (/usr/lib/php/20180731/mosquitto.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20180731/mosquitto.so.so (/usr/lib/php/20180731/mosquitto.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: