Criatec recebe certificação Cerne 1

15/08/2018

A Incubadora de Empresas da Unijuí recebeu a certificação como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos após processo avaliativo realizado nos dias 18 e 19 de julho.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) recebeu a certificação como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos CERNE 1, concedida pelo Instituto Cristiano Becker, que tem a competência de realizar as avaliações de processos nas incubadoras de todo país. A certificação se deu por meio de uma visita da avaliadora Lidiane Samora, nos dias 18 e 19 de julho, na sede da Criatec, campus Ijuí. O objetivo foi comprovar a existência de procedimentos documentados e padronizados a respeito da realização das atividades em sintonia com os procedimentos definidos pelo Centro de Referência, tais como: organização, acompanhamento às incubadas, articulação com a mantenedora, participação da reitoria nas atividades da incubadora, visão de liderança, qualificação, dentre outras.

Para a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, “ser reconhecida como um Centro de Referência em Apoio a Empreendimentos Inovadores CERNE 1 é um selo que significa muito para a incubadora da Unijuí, porque é a coroação da qualidade do trabalho que realizamos nesses 10 anos de atuação. Somos hoje umas das 24 incubadoras certificadas das cerca de 400 cadastradas, segundo dados da Associação Nacional de Apoio a Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Isso nos motiva a melhorar e avançar para novas conquistas”.

A certificação é resultado de uma de uma parceria entre a Anprotec e o Sebrae, caracterizando-se como um modelo de gestão que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. O processo determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade, tais como: Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4, sendo que cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua. “Nosso próximo passo é continuar avançando para manter o nível 1 e avançar para os demais níveis, visto que isso nos ajuda no sentido de melhorar os resultados e gerar empreendimentos de sucesso que é uma das contribuições desse tipo de ambiente. A certificação também abre portas para obtenção de recursos em editais públicos para a incubadora e para as empresas incubadas”, afirma Maria Odete.

A coordenadora da Criatec salientou ainda a importância do apoio do Sebrae, por meio do edital 01/2016, que possibilitou a captação de R$ 196 mil. Somada a contrapartida de R$ 49 mil da Unijuí, o valor permitiu a implantação de todos os processos e práticas necessárias para obter a certificação. “A dedicação e comprometimento da equipe com os resultados também deve ser ressaltada, pois sem eles isso não teria sido possível”, conclui. A Incubadora de Empresas da Unijuí conta hoje com três empresas em regime de pré-incubação, nove empresas incubadas e 15 empresas graduadas. 

Por Giuli Ana Izolan, acadêmica de Jornalismo.