CRIATEC realiza visita técnica em ambientes de inovação no Estado de Santa Catarina

20/02/2018

O Estado de Santa Catarina vem se destacando na implementação de projetos e políticas para fomento à criação, desenvolvimento e gestão de ambientes de inovação e empreendedorismo. A capital, Florianópolis, é considerada um Polo de Inovação no Brasil, conquistando o segundo lugar no ranking de cidades mais empreendedoras, segundo dados do Instituto Empreender – Endeavor, uma organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto.

Por esse motivo, nos dias 15 e 16 de fevereiro, uma comitiva formada por uma equipe técnica da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – CRIATEC, da Agência de Inovação e Tecnologia – AGIT e das empresas residentes Lavoro Design, Infinitum Tecnologia e Inovação e Host Maker, realizou uma visita aos municípios de Palhoça e de Florianópolis, com objetivo de conhecer os ambientes de inovação.

Dentre os ambientes visitados, está o programa de Startups INAITEC que congrega diversas iniciativas com foco em cidades criativas e que tem uma forte conexão entre o município, o setor empresarial e as instituições de ensino no município de Palhoça. O Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA), criado em 1986 como resposta aos anseios de desenvolvimento da capital catarinense e com objetivo de viabilizar um promissor setor econômico, aproveitando os talentos e o conhecimento gerados pela UFSC.

Já na UFSC, a comitiva visitou o projeto de pesquisa multidisciplinar de geração de energia através de aerofólios cabeados. Também teve a oportunidade de conhecer a Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) que desenvolve e apoia diversas iniciativas do ecossistema de empreendedorismo e inovação, como a incubadora MIDITEC, aceleradora, laboratório de inovação, instituto de design, e espaço coworking, todos em único ambiente sinérgico e moderno.

Por fim, o grupo chegou ao Sapiens Parque que é uma cidade de inteligência tecnológica dentro de Florianópolis. Um projeto ambicioso do Governo do Estado que conta com a contrapartida da iniciativa privada. Há uma cidade em construção com obras de todos os tamanhos ao lado de prédios concluídos que dão vida ao Sapiens. A cidade pretende abrigar, nos próximos dez anos, 25 mil pessoas. E, para 2030, com a estrutura toda pronta, a pretensão é atrair investimentos das empresas de tecnologia do mundo inteiro.

A visita técnica, viabilizada por meio do projeto SEBRAE/CERNE Ijuí e com contrapartida dos participantes, proporcionou uma troca de experiências, networking e inspiração para proposta de expansão da CRIATEC/Ijuí diante da realidade local.