Criatec de Ijuí e Santa Rosa são selecionadas para participarem do Programa Nexos

25/04/2019

O programa conecta médias e grandes empresas às startups, para a geração de negócios e desenvolvimento de novas tecnologias.

As Incubadoras de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) dos Campi Santa Rosa e Ijuí foram selecionadas entre os nove ambientes de inovação do Rio Grande do Sul, a participarem do 1° ciclo do Programa Nacional da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae.

A divulgação dos selecionados ocorreu na terça-feira (23), no site da Anprotec. Com essa aprovação, se tornam credenciadas pelo programa para implementação de projetos em parceria com as médias e grandes empresas participantes, além de se beneficiarem da divulgação institucional proporcionada pelo Programa Nexos.

Para a chefe do Núcleo de Empreendedorismo da Criatec, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, participar do Programa Nexos será uma oportunidade de aproximação de ambientes inovadores. “Ser selecionado para fazer parte do programa Nexos aqui na região, representa para nós uma oportunidade de nos aproximar de outros atores do ecossistema de inovação, de fazer conexões com médias e grandes empresas, disseminar o uso de incentivos fiscais para a inovação. Nas incubadoras temos um capital intelectual multidisciplinar que tem competência para desenvolver projetos com foco em inovação e as médias e grandes empresas tem as demandas. Então é uma oportunidade ímpar conectar demandas, soluções e entidades facilitadoras do processo como é o caso do SEBRAE e da ANPROTE e CRIATEC”, frisa.

Sobre o Programa Nexos

O programa Nexos visa aproximar pequenos negócios inovadores que possam desenvolver soluções tecnológicas que atendam as demandas de até dez empresas-âncoras (médias e grandes empresas).

A proposta do Nexos é que cada startup selecionada receba um aporte de recursos (entre R$ 100 mil e R$ 250 mil) para o desenvolvimento das soluções tecnológicas. O investimento previsto no programa será utilizado para apoiar o desenvolvimento de projetos empresariais de inovação desses pequenos negócios e de novas tecnologias, sendo que a origem dos recursos será proveniente das grandes empresas a partir de instrumentos fiscais de apoio à inovação (Lei de Informática, Lei do Bem e os programas de pesquisa e desenvolvimento dos setores de Energia Elétrica e Óleo & Gás).

Também estarão presentes no programa os ambientes de inovação (aceleradoras e incubadoras), para oferecer infraestrutura operacional e apoio técnico-jurídico ao projeto e aos pequenos negócios.

Informações: http://anprotec.org.br/site/