Unijuí leva intensa programação para Indumóveis 2019

24/06/2019

Reforçando seu propósito como uma universidade regional e comunitária, a Unijuí participou com uma intensa programação dos cinco dias de atividades da Indumóveis 2019, em Santa Rosa. O objetivo foi desenvolver junto à comunidade local e regional, os três pilares da instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio de ações que promoveram a interação e o compartilhamento do conhecimento com o público.

O Pró-Reitor da Unijuí Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, destacou a importância da participação da Universidade durante a Indumóveis. “A Unijuí mostrou a sua amplitude como Universidade, demonstrando à comunidade regional todo o seu potencial, a força e o volume de trabalho e de envolvimento. Atendendo seu propósito como uma Universidade comunitária contribuindo efetivamente com o desenvolvimento da nossa região”, frisou.

A Universidade foi patrocinadora oficial do Espaço Startup e teve participação significativa com as empresas integrantes da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec): Quimea Ambiental, Inventus, Hex e Grupo Aero.

A programação da feira contemplou ainda três workshops com o renomado arquiteto, designer e professor argentino Jonny Gallardo, da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), que teve sua participação por meio de parceria entre as Universidades. Na quinta-feira, 20, Gallardo realizou um workshop com o tema “Arquitetura e mobiliário, um sistema de relações". Na noite de sexta-feira, o arquiteto e professor falou sobre “Pesquisas projetais e paisagens radicais”. No sábado, encerrando as atividades na região, realizou o workshop “Objeto futuríveis, futuros possíveis”. A programação foi destinada a profissionais, estudantes e empresários do ramo de arquitetura e design da região.

A Unijuí se integrou à feira com mais uma proposta de formação diferenciada aos participantes. Na sexta-feira, a professora Fabiane Volkmer Grosmann, realizou o workshop “Ergonomia no setor moveleiro”. E, no sábado, o professor Éder Pedroso falou sobre “Inovação na Indústria da Construção Civil: uma amostragem de possibilidades e de novas tecnologias”. Uma pesquisa de satisfação e levantamento de informações sobre a comercialização dos expositores também foi realizada pelo Laboratório de Gestão e Negócios, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), durante os cinco dias de atividades.

O Desafio Hackathon também movimentou a Unijuí e suas parceiras do exterior. A parceria que envolveu estudantes e professores da Unijuí e da Universidad Nacional de Misiones (UNAM) resultou na formação da equipe vencedora, que contou com a presença de uma das estudantes da UNAM dividindo a premiação de R$ 8 mil. Conforme o Engenheiro Civil que esteve acompanhando o grupo de estudantes de Misiones, professor José Luis Golemba, “fomos convidados pela Unijuí para participarmos do Hackathon e viemos com uma equipe de quatro alunos. Durante a atividade decidimos colocá-los em grupos separados, distribuindo um em cada equipe. Para nós essa participação foi muito boa, tivemos um aluno premiado. Só temos a agradecer à Unijuí pelo convite. Para o mês de outubro, já organizamos a participação dos estudantes da Unijuí em uma atividade em nossa Universidade”, destacou o professor da UNAM.

A instituição fechou sua participação na Indumóveis 2019 com um estande institucional no Pavilhão 1, onde os visitantes puderam visualizar uma Mostra de Projetos Tecnológicos, desenvolvido pelos cursos de Engenharia do Campus Santa Rosa, além de tirarem suas dúvidas sobre as campanhas de Vestibular de Inverno, Medicina e a nova proposta do EAD.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'mosquitto.so' (tried: /usr/lib/php/20180731/mosquitto.so (/usr/lib/php/20180731/mosquitto.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20180731/mosquitto.so.so (/usr/lib/php/20180731/mosquitto.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: