Laboratórios de Soluções e Prototipagem fomentam negócios na Criatec

13/06/2018

Com o apoio do Governo do Estado, através do Programa RS Tecnópole, da Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul, foram criados os Laboratórios de Soluções Criativas e de Prototipagem na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a CRIATEC, que é um dos programas de apoio ao empreendedorismo e à inovação gerido pela Agência de Inovação e Tecnologia da UNIJUÍ - AGIT. O espaço estimula a criação e a conexão entre as empresas, servindo de cenário para o desenvolvimento de novas soluções.

Os laboratórios são constituídos de impressora 3D, computadores de alta resolução, softwares utilizados para a criação, máquina de corte a lazer, policorte, lixadeira, além de vários outros equipamentos que são utilizados para produção de protótipos. Conforme o empresário Alberto Durão, da Bio 3D, a oferta dos laboratórios foi o grande motivo de escolher onde começar a planejar a sua nova empresa. “Foi essencial para mim, a facilidade que foi entrar nesse mundo e a ajuda que eu recebi. Toda a questão de apoio, estrutura, mesmo a estrutura intelectual, é sensacional. Eu fiquei muito surpreendido com a qualidade do conteúdo que tenho acesso através da Criatec. E a gente se sente um pouco isolado do que está acontecendo no resto do mundo, mesmo com Internet sabemos que a distância às vezes atrapalha, então é como ter um oásis no meio do deserto, acho que essa é a analogia certa”, frisa.

A empresa BIO 3D, desenvolve suas soluções com o auxílio da impressora 3D e apresenta um projeto voltado à saúde. A ideia principal é utilizar essa tecnologia para facilitar o exercício da profissão médica bem como a recuperação dos pacientes. “O cliente vai fazer uma cirurgia, por exemplo, vai colocar uma prótese no quadril, nós conseguiremos pegar através da tomografia a informação suficiente para redesenhar/remodelar essa parte do corpo e imprimir antes do médico cortar o paciente. O médico pode fazer todo esse planejamento antes, vai ter menos interferência na hora do procedimento, a recuperação do paciente será mais rápida e a exposição dele vai ser menor”, explica.

Os novos espaços bem como a Incubadora são abertos não só às empresas incubadas, mas também à comunidade acadêmica. Conforme a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, os laboratórios permitem aos acadêmicos, por exemplo, desenvolverem protótipos para os trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado. “O espaço é para prototipar, testar e ajustar ideias, pois não há fabricação em grande escala, devido ao espaço e a necessidade de licenciamento ambiental”, conclui Maria Odete.

 

Daniella Koslowski – acadêmica de Jornalismo da Unijuí.