Incubada da Criatec é destaque regional na prestação de serviço ambiental empresarial

17/07/2019

Atuando há dois anos no noroeste do estado, a empresa Químea Ambiental trouxe para a região inovação em serviços ambientais. Integrante da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), em Santa Rosa, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados em diferentes áreas. Hoje possui como carro chefe o Programa Consciência Verde, o qual caracteriza-se por um mix de serviços que visam a melhoria contínua, redução de riscos ambientais e consequentemente de multas, suporte técnico especializado, adequação e monitoramento ambiental, gerenciamento de resíduos, baixo investimento e valorização da marca a partir da responsabilidade ambiental.

De acordo com um dos sócios, Anderson Decker, “na região Noroeste apenas 30% das empresas cumprem a legislação ambiental de forma satisfatória. Desse modo, o maior desafio é posicionar-se como uma empresa que busca atender, realmente, a legislação ambiental e não apenas realizar o processo administrativo de licenciamento, sem observar, no mínimo, o cumprimento das condicionantes, uma vez que nos deparamos com uma forte cultura da não conformidade ambiental”, ressalta.

A Químea tem uma relação muito forte com a Universidade, o contato empresa e universidade é uma relação recíproca. “Ao mesmo tempo em que a empresa tem a possibilidade de usufruir de uma ótima infraestrutura, enriquece suas áreas de inovação e criatividade, através da participação em cursos e workshops de capacitação, além do contato com professores especialistas e jovens alunos, ela também leva a realidade do mercado para dentro da universidade, fomentando e inspirando o espírito empreendedor nos alunos. Nesse sentido, a Criatec é uma grande parceira da Químea na região Noroeste”, afirma Anderson.

Anderson também destaca os diferenciais da empresa. “Nosso grande diferencial é desenvolver soluções para melhorar as práticas ambientais dos negócios, por meio da gestão, controle e acompanhamento de todas as atividades através de relatórios fotográficos e descritivos, com plano de ação para adequação, treinamento de todos os colaboradores, além da busca de oportunidades na área ambiental, como melhoria de processos, novos negócios e redução de custos. Também possuímos setor de marketing interno para demandas de clientes na área ambiental e uma plataforma de busca por destinos adequados para os resíduos. Auxiliamos nosso cliente desde um orçamento até a execução de toda e qualquer atividade que possa trazer risco ambiental e implantamos um Sistema de Gestão Ambiental eficiente e economicamente viável”, conclui.

Interessados poderão visitar a empresa na Incubadora Tecnológica, localizada na Unijuí campus Santa Rosa, ou contatar pelo telefone (55) 3511-5200, ramal 4023 e (55) 9 9947-9363.