Criatec Santa Rosa fortalece mapa de inovação do Rio Grande do Sul

18/07/2019

O Rio Grande do Sul está entrando cada vez mais na rota global da inovação. Um conjunto de ambientes inovadores e mecanismos de geração de empreendimentos, como incubadoras, aceleradoras, coworkings, universidades, parques tecnológicos e institutos públicos e/ou privados, dão sustentação a um cenário propício para o desenvolvimento de startups de alto impacto e grande potencial de sucesso.

Segundo dados da ABS Startup Base, o Estado figura em segundo lugar em número de startups, com 897, ficando atrás apenas de São Paulo. Embora a concentração seja maior na região metropolitana de Porto Alegre, estendendo-se até o Vale dos Sinos (Novo Hamburgo e São Leopoldo), a cadeia de inovação gaúcha tem capilaridade no interior. 

A região Noroeste ainda está no início do florescimento de Startups, mas Santa Rosa já aparece no mapa da inovação no Rio Grande do Sul, como uma das cidades com maior concentração de startups e centros de inovação mais relevantes, segundo a última edição da Revista Mais Sebrae, que mostra o mapa da inovação no Estado. 

Muitas destas empresas surgem a partir de incubadoras e ambientes de inovação desenvolvidos por Universidades, entre elas a Unijuí, a partir da atuação da Criatec, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica. A incubadora atua desde 2010 em Santa Rosa, é pioneira no município e conecta a região Noroeste com os principais ambientes de inovação do Estado e promove qualificação aos empreendedores. Já graduou três empresas, atualmente possui nove empresas incubadas e já apoiou mais de 15 projetos de negócios. 

Uma das startups graduadas é a Gorila APP, plataforma completa, integrada e automatizada de pesquisa que busca resultados na gestão da satisfação de clientes e colaboradores em tempo real.  A startup Avansee é uma das empresas incubadas que está voltada ao desenvolvimento de tecnologias que proporcionam maior rentabilidade e aproveitamento de recursos para o agronegócio, por meio da conectividade, análise e controle.

O analista de negócios da Criatec do campus Santa Rosa, Lucas Escher, ressalta que a união de esforços somará ao desenvolvimento regional. “Com universidades de qualidade, empresas e poder público compartilhando os mesmos propósitos, os ambientes e espaços de inovações no interior terão a oportunidade de transformação da matriz produtiva, gerando novas tecnologias e com isso atrair e reter talentos, criando empregos e fomentando a economia”, observa.

A Criatec em Santa Rosa

A Incubadora Criatec em Santa Rosa, conta com uma infraestrutura física e tecnológica qualificada para atender as empresas incubadas, composta por 10 salas equipadas para uso individual das empresas, espaço coworking, laboratório de prototipagem e testes (FabLab) espaço para reuniões, sala de capacitação e treinamentos, e ainda a possibilidade de uso dos demais laboratórios da Universidade. Disponibiliza também um pacote de serviços de qualificação e consultorias de apoio aos empreendedores para desenvolver as empresas.