Criatec é a incubadora com o maior número de projetos inscritos no Programa Centelha

24/07/2019

Oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso, visando estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, esse é o foco do Programa Centelha. Entendendo a importância desse programa para o desenvolvimento do Estado, a Unijuí, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, ligada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, está participando com o maior número de projetos inscritos.

O Programa Centelha RS contemplou 19 linhas temáticas de inserção dos projetos. Dentre as linhas que receberam o maior número de inscrição estão: Tecnologia Social (24%) e Tecnologia da Informação e Telecomunicação (15,7%). Para o incubado e CEO da Inventus, Gilson Rogério Batista, o Centelha é uma ótima oportunidade para desenvolver projetos em negócios inovadores. “O programa, que oferece recursos de subvenção econômica, não reembolsáveis, te possibilita utilizar os recursos para prototipar e validar o produto no mercado, proporcionando escalabilidade à startup. Além disso, também proporciona mentorias e acompanhamento nos processos de implantação do produto no mercado”, destacou.

O próximo passo, para os participantes que tiveram suas ideias aprovadas, consiste em elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio com o objetivo de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI. No Rio Grande do Sul, o programa é executado pelo Governo do Estado, por meio da FAPERGS, vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, em parceira com Sebrae RS, Badesul e Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp).