Encontro debate possibilidades da Universidade contribuir com empresas da região

28/08/2019

A Unijuí é reconhecida por atender demandas de ensino, por meio de cursos de graduação e de pós-graduação, de acordo com as especificidades do mercado de trabalho, perpassando as áreas da pesquisa e da extensão, envolvendo a comunidade local e regional. O projeto "Encontro Universidade Empresa" tem como objetivo proporcionar também a interação entre a Unijuí e instituições públicas e privadas, visando o desenvolvimento de inovações. O evento que teve como temática “Ciência que gera Inovação: Economia, Sustentabilidade e Responsabilidade” ocorreu na manhã desta, quarta-feira, dia 28, no Espaço Coworking, do campus Santa Rosa. A atividade foi ministrada pelo professor José Antônio Gonzalez da Silva, pesquisador do Departamento de Estudos Agrários (DEAg) e coordenador do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí.

O Encontro trouxe possibilidades envolvendo a pesquisa e a extensão, seja por meio de estágios curriculares, trabalhos de conclusão de curso, programas institucionais de bolsas de pesquisa para alunos de graduação e de pós-graduação, contribuírem para os desafios que as empresas enfrentam para o desenvolvimento de suas atividades produtivas. Durante a sua fala o professor mencionou pesquisas realizadas e que ressaltam as possibilidades de impulsionar o desenvolvimento regional. “Queremos trazer as empresas para dentro da Universidade, fechando parcerias. Beneficiando o desenvolvimento, a inovação tecnológica e a partir disso gerar ciência, conhecimento e inovação de uma forma prática e executável, se concretizando nas empresas, a partir do desenvolvimento de pesquisas nos programas de mestrado e doutorado da Unijuí”, destaca José Antônio.

As ações estão sendo promovidas pela Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit) e visam reforçar o compromisso da Universidade com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e fortalecer o relacionamento com a sociedade, dando respostas às transformações que impactam a área de ciência e tecnologia.