Startup de agricultura digital residente na incubadora da Unijui participa da APSUL em Não Me Toque

26/09/2019

As tecnologias digitais no campo também foram pauta do segundo painel na 5ª ApSul, na manhã da abertura do Congresso. Nas palestras foi debatido a utilização das plataformas digitais e big data, bem como o armazenamento de informações da lavoura na nuvem e os principais desafios para os agricultores, técnicos e cooperativas em meio a todo esse processo.

Durante o painel, o pesquisador em agrometeorologia na Fundação ABC- Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário-, Rodrigo Yoiti Tsukahara, apresentou a plataforma sigmaABC (Sistema Integrado de Gestão e Monitoramento Agropecuário das Cooperativas ABC), que integra e sincroniza soluções para o campo. Entre os ganhos com o sistema implantado, segundo o pesquisador, estão a lucratividade, empoderamento e a colaboração.

Além da tecnologia implantada nas lavouras, foram debatidos sistemas da robótica que visam desenvolver e aplicar a agricultura de precisão em campos abertos. “Quando se monitora o solo, é possível receber as informações necessárias- a variabilidade e o potencial de rendimento-, e isso está relacionado às propriedades do solo. Com estas informações você poderá ajustar seu gerenciamento da safra”, destaca o expert em agricultura de precisão e agricultura inteligente, Corné Kempenaar, também convidado do Painel.

De acordo com Kempenaar, que é cientista da Universidade de Wageningen, quando se tem agricultura de precisão, as decisões são baseadas em dados precisos. “Uma plantadeira poderá semear a 30 metros de largura em semeadeiras individuais, mas isso poderá realmente ajudar quando cada elemento da plantação puder ser aplicado. Se considerarmos os pulverizadores, eles podem pulverizar onde realmente há a necessidade, e isso tudo está em desenvolvimento na robótica”, acrescenta.

O painel contou com a mediação do professor Alexandre Gazolla, que também citou a importância da rastreabilidade de processos e produtos na agricultura do Rio Grande do Sul.

O APSUL é organizado pela Prefeitura de Não-Me-Toque, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal. O Congresso acontece a cada dois anos e se estende até amanhã,

Além dos eventos técnicos a feira conta com o espaço Satrtup onde as startups que estão nas incubadoras associadas a Rede Gaúcha de Ambientes de inovação REGINP estão expondo suas tecnologias e prospectando negócios e parcerias. Fonte Site APSUL.