Startups da Criatec desenvolvem protótipo de ventilador mecânico para hospitais da região

13/04/2020

Duas startups incubadas na Criatec da Unijuí campus Santa Rosa foram desafiadas a pensarem em soluções para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Baseados em um protótipo desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, os empresários Dirlean Ribeiro dos Santos e  Danieli Rhodenos, proprietários da Avansee e da Hex, desenvolveram um protótipo de um ventilador mecânico. 

Esse equipamento está sendo desenvolvido para que profissionais da área da saúde utilizem em casos de emergência no Hospital Bom Pastor, de Santa Rosa, inicialmente. O protótipo foi custeado por empresários da cidade, que participam de todos os processos. 

Dirlean conta que o projeto do primeiro protótipo teve como referência o projeto americano. Entretanto, foi adaptado, a partir de pesquisas em conjunto com professores da Unijuí e profissionais da área da saúde, para que sua produção fosse mais rápida e de fácil. 

Por meio dos estudos, o ventilador mecânico utiliza um motor de para-brisa, fornecido pelo empresário Marcos Botolli, da empresa Botolli Veículos, além da sua estrutura ser formada por plástico, material que foi fornecido pela empresa Polistar Brasil. Segundo as startups, a produção pode levar em média duas horas e três pessoas são suficientes. 

Protótipo em teste 

O protótipo está em fases de testes de bancada. Dirlean explica que esses testes são feitos em um pulmão artificial para regular a pressão, a cadência e outras informações importantes para o envio do ar ao pulmão. Esse é outro detalhe importante. O primeiro protótipo só envia o ar para o pulmão, ou seja, faz apenas o movimento de inspiração. 

Segundo o empresário das startups, o objetivo é adicionar ao próximo protótipo o movimento de expiração, ou seja, o movimento completo da respiração. Só depois disso, com o auxílio dos profissionais da área da saúde especializados é possível fazer testes em pacientes. Caso seja aprovado em testes, algumas unidades serão produzidas e doadas para hospitais de Santa Rosa e região.  

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'mosquitto.so' (tried: /usr/lib/php/20180731/mosquitto.so (/usr/lib/php/20180731/mosquitto.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20180731/mosquitto.so.so (/usr/lib/php/20180731/mosquitto.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: